quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Projeto da Escola - 1º Bimestre

TURNO: Manhã.
DISCIPLINA: Projeto da Escola.
BIMESTRE: 1º.

TEMA: Cidadão com Deveres respeita Direitos.

MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS: 
  • CARTILHA: "Direitos humanos na mídia comunitária: a cidadania vivida no nosso dia a dia" (disponível aqui)
  • MANUAL DO ALUNO DO CEBA
Nunca se falou tanto em cidadania como agora. De fato, o que ela significa? 
Se formos a um dicionário para procurar o que essa palavra quer dizer, vamos descobrir que cidadania é "qualidade ou estado do cidadão". E cidadão, por sua vez, é "o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos ou no desempenho de seus deveres para com o Estado".

Mas podemos ir mais adiante. De acordo com o jurista Dalmo de Abreu Dallari, grande estudioso dos direitos humanos e Professor Emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, “a cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social”.

Uma pessoa se torna cidadã ou cidadão quando passa a participar e a transformar a realidade em que vive. No Brasil, demos passos importantes na conquista da cidadania, por exemplo, com a Constituição de 1988, conhecida como Constituição Cidadã. Mas ainda temos muito que andar e muito a conquistar, já que a cidadania não é dada: ela é construída a partir da nossa capacidade de organização, participação e intervenção social. (Trecho da cartilha "Direitos humanos na mídia comunitária")


A apostila também está disponível na Mecanografia do CEBA.
Aberta nas segundas, quartas e sextas - de 9h às 15h / terças e quintas - de 14h30 às 21h
  • Valor da cópia em tamanho original (30 páginas): R$ 3,00 (por encomenda)
  • Valor da cópia reduzida (15 páginas): R$1,50 (entrega imediata)


Antes de imprimir pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE!

DICAS
  • Imprima frente e verso - para evitar o desperdício de papel.
  • Imprima no modo econômico ou rápido - a qualidade de impressão será menor, em compensação seu cartucho de tinta durará mais.
  • Errou na impressão? - Você pode reaproveitar o verso da folha pra impressões menos importantes, ou utilizar como rascunho.