terça-feira, 29 de março de 2011

Democracia se aprende na escola!

No decorrer do mês de março, os alunos das turmas 801, 802, 803, 804 experimentaram na prática como é exercer a democracia com a eleição para representantes de turma.

Plataformas eleitorais, debates acalorados, tribunais eleitorais, cédulas, urnas fizeram parte do cotidiano dos alunos que descobriram na prática que a democracia é real e pode ser construída no dia-a-dia.


sábado, 26 de março de 2011

Sistema de proteção escolar


Implantado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em toda a rede de ensino estadual, o Sistema de Proteção Escolar articula um conjunto de ações, métodos e ferramentas que visam disseminar e articular práticas voltadas à prevenção de conflitos no ambiente escolar, à integração entre a escola e a rede social de garantia dos direitos da criança e do adolescente e à proteção da comunidade escolar e do patrimônio público.

Os materiais: Manual de Proteção Escolar e Promoção da Cidadania e Normas Gerais de Conduta Escolar, dois importantes instrumentos que servem de referência para a convivência no ambiente escolar trazem, de forma padronizada, normas de conduta e procedimentos que devem ser adotados pelas escolas estaduais diante de situações de conflito. São ferramentas que permitem orientar e qualificar a atuação de professores, diretores e funcionários de como proceder diante de ocorrências que oferecem risco à comunidade escolar.

FONTE: Portal do Governo do Estado de São Paulo

Where the Hell is Matt?

Mais um vídeo antigo porém valioso (old but gold). Em 4 meses de produção, passando por 42 países e um elenco de milhares "Where the Hell is Matt?" foi um dos vídeos mais acessados no YouTube em 2008. Loucura ou não, Matt largou tudo pra se aventurar ao redor do mundo. Confira o resultado.

Tirinhas



Adão Iturrusgarai

Calvin e Haroldo

Aprenda algo todo dia e em inglês

É a proposta do site britânico Learn Something Every Day. Eis uma forma de aprender algo novo e aperfeiçoar o idioma. Veja alguns exemplos:


PS. Não vou traduzir, encarrego a vocês. Fica a dica.

Participante do Big Brother da lição de moral a clérigo


A bela atriz paquistanesa
Veena Malik participou da versão indiana do reality show “Big Brother“, para desagrado dos religiosos conservadores de seu país. Em seu retorno, um mulá islâmico (estudiosos da religião islâmica) condenou suas ações, mas acabou admitindo que nem sequer havia assistido ao programa. Malik, reafirmando sua religiosidade, lembrou o mulá de algo das próprias leis islâmicas e como buscou representar o seu país demonstrando que apesar de terroristas que matam em nome do Islã, “também há paquistaneses como nós, que gostam de entretenimento, diversão e amor“.

Vale a pena assistir e refletir. 
Pra entender melhor o que é islamismo, Islã e muçulmano, veja esta matéria de perguntas e respostas do portal da revista Veja.
Para entender melhor o conflito entre Paquistão e Índia veja esta matéria do G1.

"Se é bom ou se é mau..."


Quero contar para vocês a estória que mais tenho contado – não aconteceu nunca, acontece sempre. Um homem muito rico, ao morrer, deixou suas terras para os seus filhos. Todos eles receberam terras férteis e belas, com a exceção do mais novo, para quem sobrou um charco inútil para a agricultura. Seus amigos se entristeceram com isso e o visitaram, lamentando a injustiça que lhe havia sido feita. Mas ele só lhes disse uma coisa:

Divulgado resultado do SAERJ 2010

O resultado do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj) já está disponível! Além de proporcionar um diagnóstico da rede estadual de ensino, a prova premia os alunos que atingem os níveis mais altos em português e matemática, “adequado” e “avançado”, com notebooks. Com o resultado do Saerj, a Secretaria de Estado de Educação pode avaliar individualmente cada escola, identificando os pontos positivos e o que precisa ser melhorado.

Até 3.000 alunos serão premiados por série e, para colocação no ranking, foram utilizadas as notas de português e matemática com duas casas decimais. Em caso de empate no último dos três mil premiados, os demais alunos com a mesma pontuação do 3.000º colocado também receberão o prêmio.

Confira aqui a lista completa com o resultado!

Em caso de dúvidas, veja aqui a lista com as perguntas mais frequentes. 

Dica: Para encontrar o seu nome mais facilmente, abra o arquivo e pressione CTRL+F e digite uma palavra-chave.

ATENÇÃO: o evento de entrega dos notebooks está sendo produzido. As informações sobre datas serão fornecidas, em breve, para as escolas e também nos portais da Seeduc: 

Uma reprovação é uma nova oportunidade


Uma palavrinha que já me incomodou muito, e que ainda incomoda muita gente, é reprovação. Aliás, não só incomoda, como causa danos enormes ao ego. Porque, nesta vida, na média, todos nós somos mais reprovados do que aprovados.

O herói anônimo da 2ª Guerra Mundial

Um personagem inesquecível. Uma daquelas pessoas que mostram como é perfeitamente possível melhorar o mundo com um gesto. Um homem que salvou a vida de 600 crianças, mas guardou segredo sobre o que fez. O que ele diz, numa entrevista exclusiva ao Fantástico (exibida em 23 dez. 2007), é uma lição que serve para o resto da vida. Assista e reflita.

Hora do planeta

O que é?
A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos.

Quando?
Sábado, dia 26 de março, das 20h30 às 21h30. Apague as luzes para ver um mundo melhor. Hora do Planeta 2011.

Onde?
No mundo todo e na sua cidade, empresa, casa... Em 2010, mais de um bilhão de pessoas em 4616 cidades, em 128 países, apagaram as luzes durante a Hora do Planeta. Em 2011, a mobilização será ainda maior.

Manual de Educação para o Consumo Sustentável


O "Manual de Educação para o Consumo Sustentável" aborda questões como água, energia, alimentos, transportes, florestas, publicidade e lixo, sempre do ponto de vista do consumo. Para cada assunto, o Manual apresenta informações, dicas práticas de mudança de comportamento e guia didático de atividades educativas para fomentar e disseminar a promoção do consumo sustentável. (disponível aqui)

Bom dia e obrigado


Este vídeo é um dos mais acessados do Japão nos últimos dias e, pelas poucas palavras que consegui entender e traduzir, se trata de um vídeo que ensina boas maneiras às crianças do país.

Konichiwa - Boa tarde
Arigato - Obrigado
Konban wa - Boa noite
Sayonara - Adeus

É estranho ver que os japoneses, mesmo com todo seu luto e sofrimento, ainda conseguem ensinar alguma coisa mesmo em tempos difíceis. Se fosse aqui no Brasil – como vimos em diversos casos horríveis, mas em uma proporção muito menor – a mídia não falaria em outra coisa.

Infelizmente aqui no Brasil (nos Estados Unidos também) o que impera é a mídia do sensacionalismo, e isso não conforta as pessoas, as deixa com medo, com uma tristeza profunda e com o tempo só vai as moldando e as preparando para sofrerem de uma maneira culturalmente correta. O que é errado, faz mal e não deveria existir.

Parece que o mundo inteiro está chocado com o que aconteceu ao Japão, com razão. Eles também, obviamente, mas ao contrário de todos estão mais preocupados em reconstruir tudo e voltar a vida que tinham antes.

Temos muito a aprender com o Japão.
Começando por parar de chorar pelo leite derramado.

(Vi no Haznos)

Manual do Aluno - 2011

O presente manual foi elaborado a partir de propostas dos alunos, apresentadas pelos respectivos representantes de turma até então, professores, SOE, SOP, Administração e Direção, conforme previsto no Projeto Político Pedagógico (PPP) do CEBA, com a finalidade de estabelecer informações relativas às normas e procedimentos pedagógicos e administrativos que lhes permitam conhecer melhor a estrutura organizacional do CEBA e, consequentemente, facilitar a participação ativa do corpo discente nas atividades escolares.
Equipe do CEBA

Arquivo: MANUAL DO ALUNO CEBA 2011.doc (disponível aqui)
Formato: livreto (imprima no modo frente/verso manual)