terça-feira, 29 de maio de 2012

Atenção, alunos do Barão! Inscrições para Enem 2012 já estão abertas; saiba como participar

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 já estão abertas. Os estudantes interessados em fazer o exame que serve como processo seletivo para várias universidades e institutos federais de ensino superior podem se inscrever pela internet, no endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br.

O prazo vai até o dia 15 de junho. A taxa custa R$ 35. No ato de inscrição é emitida uma guia para ser paga em uma agência bancária até o dia 20 de junho.

A isenção do pagamento da taxa pode ser feita por meio do sistema de inscrição e é conferida ao aluno que vai concluir o ensino médio em 2012 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar.

O Inep liberou o acesso dos candidatos ao sistema na manhã desta segunda-feira (28). O exame será realizado nos dias 3 e 4 de novembro e o resultado individual dos candidatos será divulgado em 28 de dezembro. Segundo o Inep, a expectativa é que 6 milhões de pessoas se inscrevam para fazer o Enem 2012. Para facilitar o processo de inscrições, o ministério preparou um guia com instruções para os candidatos (veja aqui).

domingo, 13 de maio de 2012

Professor do Barão ensina história inspirado em jogos de RPG

Um projeto inovador vem sendo aplicado pelo professor de história Hugo Monteiro nas suas turmas de 6º ano no CE Barão de Aiuruoca. Inspirado por jogos de RPG, o trabalho consiste em um projeto laboratório de imaginação, no qual os alunos assumem personagens em aventuras baseadas em um conteúdo da história antiga.

 A primeira experiência prática do projeto foi realizada em meados de 2011, quando abordou o assunto Mesopotânia Antiga. Professor Hugo criou um sistema básico de regras, com uma aventura passada nesse período e com vários grupos de alunos responsáveis em controlar os vários personagens dessa história (nobre, sacerdote, escravo, etc...).

 Segundo o próprio professor, em seu blog - http://labdaimaginacao.blogspot.com.br/ - "o primeiro trabalho teve uma boa recepção por parte dos alunos e bons resultados, foi muito gratificante ver tanto envolvimento ativo e empolgação dos alunos em algo que era extremamente didático e tinha como fim primeiro (mas não único) reforçar conhecimentos da disciplina História".

 No blog, o professor Hugo vai atualização o andamento de sua experiência em sala de aula. Na última postagem, ele escreveu: "Ontem (10/05/2012) realizamos a quarta sessão de jogo com a turma 603 do Colégio estadual Barão de Aiuruoca...Nesta sessão a narração foi bem fluída e dinâmica, os alunos já estavam mais acostumados às regras e entendendo melhor a liberdade de escolhas que o RPG proporciona. O fato de agora os pontos de experiência serem distribuído durante as sessões (e não no final dela) ajudou bastante, pois desta forma eu, como professor, tenho como controlar melhor o comportamento do alunos (punindo e gratificando com pontos) e eles também descobrem na hora se estão indo pelo caminho "certo" ou não".