terça-feira, 16 de novembro de 2010

Diretor Mauro participa de Reunião do CONSED/2010

No dia 8 de novembro aconteceu a IV Reunião Ordinária do CONSED/2010, no Hotel Flórida, bairro do Catete. O secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, apresentou-se ao Conselho, e teve a oportunidade, pela primeira vez, de trocar experiências com gestores públicos da área, em diferentes partes do país.

Risolia afirmou o desejo de tornar o estado do Rio de Janeiro uma referência de educação no Brasil no prazo de quatro anos.

- A educação é um assunto desafiador, e mais do que um desafio, é quase uma lição. É importante ressaltar que estamos lidando com pessoas, os jovens que serão o futuro do país. Por isso este trabalho tem sido muito estimulante.

Para Yvelise Arco-Verde, Secretária de Educação do Estado do Paraná e Presidente do CONSED, a administração pública envolve questões específicas, e a troca de experiência com os pares de outros estados mostra-se positiva para o avanço das políticas em educação.

- Por ser a educação uma área de grande complexidade, o CONSED tem a importância de favorecer a troca de experiências do dia a dia. Aqui temos a possibilidade de socializar o quanto avançamos e dividir também nossos problemas, o que é muito salutar.

Vinte e três gestores das escolas públicas que concorreram ao Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar – Ano Base 2009, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, também se encontraram antes da premiação, para contar suas impressões sobre a viagem de intercâmbio que fizeram para os Estados Unidos. A viagem foi um prêmio para as escolas que mais se destacaram ao longo de 2009, com experiências inovadoras em educação em seus estados.

Mauro de Paiva Luciano, diretor geral do Colégio Estadual Barão de Aiuruoca, em Barra Mansa, afirmou que o olhar sobre outra cultura trouxe muita riqueza às suas experiências.

- Foi uma experiência muito grande, muito boa, conhecer Washington e ver o quanto ainda podemos avançar. Fiquei em uma escola com 2.600 alunos e saí de lá muito estimulado.

O Prêmio Gestão Escolar incentiva iniciativas bem-sucedidas na educação básica. Criado em 1998, é uma ação conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed, da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação – Undime, da Unesco e Fundação Roberto Marinho. O Prêmio conta com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, MBC – Movimento Brasil Competitivo, Gerdau, Instituto Razão Social, Fundação Itaú Social, Grupo Gol, Todos Pela Educação e Ministério da Educação. Este ano o prêmio “Destaque Brasil” será disputado pelos estados da Bahia, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário