sábado, 26 de março de 2011

Uma reprovação é uma nova oportunidade


Uma palavrinha que já me incomodou muito, e que ainda incomoda muita gente, é reprovação. Aliás, não só incomoda, como causa danos enormes ao ego. Porque, nesta vida, na média, todos nós somos mais reprovados do que aprovados.
E cada reprovação faz com que aquela confiança que temos em nós mesmos encolha mais um pouquinho. Ser reprovado na escola é uma vergonha. Ser reprovado num exame de motorista é uma humilhação. E ser reprovado numa entrevista de seleção é uma frustração sem tamanho. Para minha sorte, eu fui reprovado logo na minha primeira tentativa de conseguir um emprego. Eu tinha 15 anos e me apresentei junto com outros vinte e tantos candidatos para uma vaga numa fábrica de sapatos. Ensaiei direitinho tudo o que tinha que falar para convencer o entrevistador de que eu era o candidato ideal. E até bolei uma frase que, na época, me pareceu genial: meu sonho sempre foi trabalhar aqui. porque esta empresa produz o sapato que vai me conduzir pela estrada do sucesso. Mas eu nem cheguei a ser entrevistado, porque fui reprovado antes, no teste numérico. Graças ao meu nervosismo, demorei demais para completar quatro continhas de multiplicação e fui expurgado do processo. Eu disse que essa tinha sido a minha sorte? Disse. Porque, quando eu já ia saindo, cabisbaixo e achando que nunca mais iria conseguir um emprego na vida, o gerente de recrutamento veio conversar comigo e me explicou que reprovação não era bem o que eu pensava que era. A palavra reprovação, ele me disse, não significava eliminação. Significa, em bom latim, provar novamente. E aí ele me disse uma frase que me acompanhou pelo resto de minha carreira. Uma reprovação não é o fim. É só um novo começo. Hoje, ele me disse, você não provou que é ruim. Você ganhou uma nova chance de provar que é bom.
 (MAX GEHRINGER)

Nenhum comentário:

Postar um comentário