quarta-feira, 27 de abril de 2011

Campanha em São Paulo prevê fim do uso das sacolas plásticas



Governo de São Paulo e varejistas entraram em acordo e vão abolir o uso das sacolinhas plásticas no estado. Até o fim do ano, serão retiradas do Pão de Açúcar/Extra, Carrefour, Walmart e de outras redes de supermercados as sacolas de plástico, que demoram mais de cem anos para se decompor na natureza
A campanha, que será oficializada nos dias 9 e 12 de maio na feira da Associação Paulista de Supermercados (Apas), pretende tornar São Paulo o primeiro estado do país a banir o material das redes. A medida, porém, não tem força de lei e, por isso, feiras e lojas poderão continuar distribuindo os sacos plásticos.


Novas embalagens
Após a feira da Apas, as redes varejistas terão até seis meses para deixarem de oferecer aos consumidores as sacolas. Como alternativa, os plásticos serão substituídos por embalagens feitas de amido de milho ( ecologicamente viável), que serão vendidas ao preço de custo de R$ 0,19.
Outra solução aceita é o uso das sacolas retornáveis de pano, a R$ 1,80. "Vamos incentivar entidades assistenciais e ONGs a fazer suas sacolinhas retornáveis. Os supermercados também vão comprar essas sacolas para vender no caixa." afirmou João Galassi, presidente da Apas.
Caixas de papelão já utilizadas pelos consumidores também serão outra maneira de substituição eficiente dos sacos plásticos.
A campanha de substituição já foi testada pelo estado em Jundiaí, onde o apoio popular retirou 132 milhões de sacos em seis meses, o que soma 480 toneladas de plásticos não biodegradáveis lançados no meio ambiente.
Na cidade de Belo Horizonte uma lei que proíbe o uso das sacolas entrou em vigor no dia 18 de abril e, no Rio de Janeiro, a lei de proibição ainda enfrenta resistência de grandes redes da cidade.

Fonte: EcoDesenvolvimento.org 


Nenhum comentário:

Postar um comentário