terça-feira, 20 de setembro de 2011

Fenômenos periódicos e Circunferência.

Registro de práticas pedagógicas em sala de aula

Roteiro de Ação 1 – Fenômenos periódicos e Circunferência.

TURMAS: 1003 e 1005
Professor: Vicente Guimarães

Duração prevista: 04 aulas
Área de conhecimento: Trigonometria na circunferência
Objetivos: Introduzir o estudo da trigonometria na circunferência a partir da abordagem de resolu­ção de problemas e modelagem matemática.
Pré-requisitos: Noções de ângulo e geometria e conceito de ângulos.
Material necessário: Folha de atividades, apresentada, folha de papel tipo A4 ou outra em branco, barbante, objetos circulares, transferidor e calculadora.
Organização da classe: Turma disposta em pequenos grupos (2 ou 3 alunos), propiciando trabalho organizado e colaborativo.
Descritores associados:
  • Resolver problemas envolven­do Circunferência e Trigonometria.
  • Reconhecer a representação algébrica do círculo trigonométrico o número π (pi) e a função trigonométrica.
  • Identificar os ângulos do círculo trigonométrico e seus valores.

Nessa atividade queremos mostrar ao aluno que os diversos conceitos matemáticos podem ser encontrados em situações corriqueiras do dia-a-dia, como a observação de fenômenos da natureza. Mais particularmente, utilizamos uma situação de fenômenos periódicos, (Fases da Lua, Marés; e na Física: Eletricidade, ondas, etc..), como exemplo motivador para o estudo de funções Trigonométricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário