As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 já estão abertas. Os estudantes interessados em fazer o exame que serve como processo seletivo para várias universidades e institutos federais de ensino superior podem se inscrever pela internet, no endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br.
O prazo vai até o dia 15 de junho. A taxa custa R$ 35. No ato de inscrição é emitida uma guia para ser paga em uma agência bancária até o dia 20 de junho.
A isenção do pagamento da taxa pode ser feita por meio do sistema de inscrição e é conferida ao aluno que vai concluir o ensino médio em 2012 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar.
O Inep liberou o acesso dos candidatos ao sistema na manhã desta segunda-feira (28). O exame será realizado nos dias 3 e 4 de novembro e o resultado individual dos candidatos será divulgado em 28 de dezembro. Segundo o Inep, a expectativa é que 6 milhões de pessoas se inscrevam para fazer o Enem 2012. Para facilitar o processo de inscrições, o ministério preparou um guia com instruções para os candidatos (veja aqui).
terça-feira, 29 de maio de 2012
domingo, 13 de maio de 2012
Professor do Barão ensina história inspirado em jogos de RPG
A primeira experiência prática do projeto foi realizada em meados de 2011, quando abordou o assunto Mesopotânia Antiga. Professor Hugo criou um sistema básico de regras, com uma aventura passada nesse período e com vários grupos de alunos responsáveis em controlar os vários personagens dessa história (nobre, sacerdote, escravo, etc...).
Segundo o próprio professor, em seu blog - http://labdaimaginacao.blogspot.com.br/ - "o primeiro trabalho teve uma boa recepção por parte dos alunos e bons resultados, foi muito gratificante ver tanto envolvimento ativo e empolgação dos alunos em algo que era extremamente didático e tinha como fim primeiro (mas não único) reforçar conhecimentos da disciplina História".
No blog, o professor Hugo vai atualização o andamento de sua experiência em sala de aula. Na última postagem, ele escreveu: "Ontem (10/05/2012) realizamos a quarta sessão de jogo com a turma 603 do Colégio estadual Barão de Aiuruoca...Nesta sessão a narração foi bem fluída e dinâmica, os alunos já estavam mais acostumados às regras e entendendo melhor a liberdade de escolhas que o RPG proporciona. O fato de agora os pontos de experiência serem distribuído durante as sessões (e não no final dela) ajudou bastante, pois desta forma eu, como professor, tenho como controlar melhor o comportamento do alunos (punindo e gratificando com pontos) e eles também descobrem na hora se estão indo pelo caminho "certo" ou não".
Assinar:
Postagens (Atom)