domingo, 13 de maio de 2012

Professor do Barão ensina história inspirado em jogos de RPG

Um projeto inovador vem sendo aplicado pelo professor de história Hugo Monteiro nas suas turmas de 6º ano no CE Barão de Aiuruoca. Inspirado por jogos de RPG, o trabalho consiste em um projeto laboratório de imaginação, no qual os alunos assumem personagens em aventuras baseadas em um conteúdo da história antiga.

 A primeira experiência prática do projeto foi realizada em meados de 2011, quando abordou o assunto Mesopotânia Antiga. Professor Hugo criou um sistema básico de regras, com uma aventura passada nesse período e com vários grupos de alunos responsáveis em controlar os vários personagens dessa história (nobre, sacerdote, escravo, etc...).

 Segundo o próprio professor, em seu blog - http://labdaimaginacao.blogspot.com.br/ - "o primeiro trabalho teve uma boa recepção por parte dos alunos e bons resultados, foi muito gratificante ver tanto envolvimento ativo e empolgação dos alunos em algo que era extremamente didático e tinha como fim primeiro (mas não único) reforçar conhecimentos da disciplina História".

 No blog, o professor Hugo vai atualização o andamento de sua experiência em sala de aula. Na última postagem, ele escreveu: "Ontem (10/05/2012) realizamos a quarta sessão de jogo com a turma 603 do Colégio estadual Barão de Aiuruoca...Nesta sessão a narração foi bem fluída e dinâmica, os alunos já estavam mais acostumados às regras e entendendo melhor a liberdade de escolhas que o RPG proporciona. O fato de agora os pontos de experiência serem distribuído durante as sessões (e não no final dela) ajudou bastante, pois desta forma eu, como professor, tenho como controlar melhor o comportamento do alunos (punindo e gratificando com pontos) e eles também descobrem na hora se estão indo pelo caminho "certo" ou não".

Nenhum comentário:

Postar um comentário