Um projeto inovador vem sendo aplicado pelo professor de história Hugo Monteiro nas suas turmas de 6º ano no CE Barão de Aiuruoca. Inspirado por jogos de RPG, o trabalho consiste em um projeto laboratório de imaginação, no qual os alunos assumem personagens em aventuras baseadas em um conteúdo da história antiga.
A primeira experiência prática do projeto foi realizada em meados de 2011, quando abordou o assunto Mesopotânia Antiga. Professor Hugo criou um sistema básico de regras, com uma aventura passada nesse período e com vários grupos de alunos responsáveis em controlar os vários personagens dessa história (nobre, sacerdote, escravo, etc...).
Segundo o próprio professor, em seu blog - http://labdaimaginacao.blogspot.com.br/ - "o primeiro trabalho teve uma boa recepção por parte dos alunos e bons resultados, foi muito gratificante ver tanto envolvimento ativo e empolgação dos alunos em algo que era extremamente didático e tinha como fim primeiro (mas não único) reforçar conhecimentos da disciplina História".
No blog, o professor Hugo vai atualização o andamento de sua experiência em sala de aula. Na última postagem, ele escreveu: "Ontem (10/05/2012) realizamos a quarta sessão de jogo com a turma 603 do Colégio estadual Barão de Aiuruoca...Nesta sessão a narração foi bem fluída e dinâmica, os alunos já estavam mais acostumados às regras e entendendo melhor a liberdade de escolhas que o RPG proporciona. O fato de agora os pontos de experiência serem distribuído durante as sessões (e não no final dela) ajudou bastante, pois desta forma eu, como professor, tenho como controlar melhor o comportamento do alunos (punindo e gratificando com pontos) e eles também descobrem na hora se estão indo pelo caminho "certo" ou não".
Nenhum comentário:
Postar um comentário